terça-feira, 1 de setembro de 2015

PRESIDENTE DO CONSELHO PARABENIZA O BAIRRO NOS SEU 298 ANOS DE FUNDAÇÃO


DISCURSO DA PRESIDENTE DO CONSELHO
       É com muita alegria que hoje ao comemorarmos 298 anos de fundação do bairro, a data resgata a história de uma das mais antigas comunidades de Natal, e na qualidade de representante do Conselho Comunitário do Bairro das Quintas, venho parabenizar a todos os moradores que contribui para o desenvolvimento da comunidade, fazendo-nos sentir orgulhosos de residir no bairro com uma boa infraestrutura. Enfrentamos obstáculos e desafios e na luta constante para oferecer dias melhores aos nossos moradores através das reivindicações do conselho aos órgãos públicos e do resgate da participação da sociedade civil, nas decisões que interfiram no dia a dia da comunidade.
       Gostaríamos de convidar a todos para uma mudança em nosso modo político de agir, lembrando que o homem é um ser eminentemente político. Que lutemos mais pelo coletivo.
RESUMO HISTORICO DO BAIRRO
       Segundo o historiador Luiz da Câmara Cascudo, as Quintas ou Quinta eram casas de campo com terreno de plantio, o mesmo que granja. Dizia-se, em Portugal de outrora, quinta porque os rendeiros pagavam aos proprietários a Quinta parte das colheitas dos seus roçado.
       E quanto á origem do bairro, diz o mencionado historiador. Quintas tem história simples, era terreno devoluto, pertencente ao Senado da câmara. Em 1717 houve doação a Antonio da Gama Luna e sua esposa, dona Maria Borges. Estes fizeram as Quintas, plantando árvores frutíferas e roçados, e a construção das casas. O nome deve ter vindo desse casal em tempo, Em 1731 já conheciam a propriedade quinta Velha porque outras quintas deviam existir ao redor.
       O Bairro das Quintas só começou a progredir a partir da década de 40 do séc XX. Antes disso, era uma imensa área rural. A corrente migratória procedente do interior para a capital do estado durante a II Guerra Mundial,  adensou o povoamento das Quintas, dando origem a muitas das ruas e vilas atuais.
       No processo de urbanização deste bairro, um dos primeiros marcos do poder público em 1944 foi o Posto Fiscal das Quintas, situado no Km 6. Em 1947 o Distrito Policial das Quintas, Em 1949 o governo inaugurou a primeira escola pública do bairro, referimo-nos á Escola Estadual Professor Theódulo Câmara. Em 1960 foi construído o Mercado Público, é importante lembrar que este mercado substituiu o antigo galpão. Em 1938 construiu o Matadouro Público para a matança dos gados para abastece a capital e em 1982 foi criada a URBANA que passou a ocupar o prédio do antigo Matadouro.
       O Bairro das Quintas segundo o IBGE, tem 29.751 habitantes e foi oficializado através de uma Lei de autoria do vereador Edivan Martins, levando-se em conta o dia 1º de setembro de 1717. O bairro é o único que possui bandeira.
Reafirmando, que a união faz a força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário